ESPAÇO DE ENCONTRO E REFLEXÃO ENTRE CRISTÃOS HOMOSSEXUAIS em blog desde 03-06-2007
comentar
publicado por Riacho, em 05.02.18 às 20:12link do post | favorito

O presidente da Conferência Episcopal Alemã declarou que, em sua opinião, os sacerdotes católicos podem realizar cerimônias de benção para casais homossexuais.

O cardeal Reinhard Marx disse ao serviço de rádio da Radiodifusão do Estado da Baviera que "não pode haver regras" sobre esta questão. Em vez disso, a decisão de se uma união homossexual deve receber a bênção da Igreja deve ser "um sacerdote ou um agente pastoral" e feito em cada caso individual, afirmou o prelado alemão.

Falando em 3 de fevereiro, por ocasião de seu 10º aniversário como Arcebispo de Munique e Freising, o Cardeal Marx perguntou por que "a Igreja nem sempre avança quando se trata de exigências de alguns católicos sobre, por exemplo, a ordenação feminina diáconos, a benção de casais homossexuais, ou a abolição do celibato obrigatório [sacerdotal] ".

Marx disse que, para ele, a questão importante a ser feita ressalta como "a Igreja pode enfrentar os desafios colocados pelas novas circunstâncias da vida hoje -, mas também por novas idéias, é claro", particularmente em relação à pastoral.

Descrevendo isso como uma "orientação fundamental" enfatizada pelo Papa Francisco, Marx pediu que a Igreja tome "a situação do indivíduo, ... sua história de vida, sua biografia, ... seus relacionamentos" mais seriamente e acompanhá-los, como indivíduos em conformidade.

Marx recentemente pediu uma abordagem individualizada da pastoral, que, segundo ele, não está sujeita a regulamentos gerais nem é relativismo.

Esse "cuidado pastoral mais próximo" também deve se aplicar aos homossexuais, disse o cardeal Marx ao radiodifusor do estado bávaro: "E também é preciso incentivar os sacerdotes e os pastores a encorajar as pessoas em situações concretas. Eu realmente não vejo nenhum problema lá".

A forma litúrgica específica que tais bênçãos - ou outras formas de "encorajamento" - deve tomar é uma questão bastante diferente, continuou o arcebispo de Munique, e que exige uma análise mais aprofundada.

Perguntado se ele realmente estava dizendo que "poderia imaginar uma maneira de abençoar casais homossexuais na Igreja Católica", Marx respondeu, "sim" - acrescentando, no entanto, que não poderia haver "nenhuma solução geral".

"Trata-se de cuidados pastorais para casos individuais, e isso também se aplica em outras áreas, que não podemos regular, onde não temos conjuntos de regras".

A decisão deve ser tomada por "o pastor no terreno e o indivíduo sob cuidado pastoral", disse Marx, reiterando que, na sua opinião, "há coisas que não podem ser regulamentadas".

(Aciprensa/InfoVaticana)

Foto de Escolástica da Depressão.
 
 
 
 

paulo a 5 de Janeiro de 2019 às 20:03
sobre isto vale a pena ver este blog:
https://deiimaginem.wordpress.com/

mais sobre nós
Fevereiro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28


pesquisar
 
blogs SAPO