ESPAÇO DE ENCONTRO E REFLEXÃO ENTRE CRISTÃOS HOMOSSEXUAIS em blog desde 03-06-2007
comentar
publicado por Riacho, em 06.01.14 às 21:38link do post | favorito

Papa Francisco considera que as distintas realidades pessoais que se dão na sociedade atual, como a existência de filhos que convivem com casais homossexuais, supõem um novo desafio educativo para a Igreja Católica, sobretudo na hora de anunciar o Evangelho.

Esta é uma das mensagens que o pontífice argentino deu no mês de novembro, no colóquio com os membros daUnião dos Superiores Gerais - USG - dos institutos religiosos masculinos e publicada na reportagem da revista Civiltà Cattolica, no dia 03-01-2014.

A informação é publicada por Religión Digital, 04-01-2014.

"Lembro do caso de uma menina muito triste que no final confessou para a professora o motivo do seu estado de ânimo: "a noiva da minha mãe não me quer", narrou Francisco aos superiores gerais dos institutos religiosos.

"A porcentagem de crianças que estuda nos colégios e quem têm pais separados é muito alto - acrescentou. As situações que vivemos hoje, portanto, nos colocam novos desafios que para nós, muitas vezes, são difíceis de compreender. Como anunciar Cristo a estes meninos e meninas? Como anunciar Cristo a geração que muda?"

Francisco alertou aos religiosos que é preciso estar atentos para que não se dê a estas novas gerações uma "vacina contra fé". Ele lembrou que os piliares da educação são "transmitir o conhecimento, transmitir formas de fazer e transmitir valores, através dos quais se transmite também a fé".

"O educador deve estar à altura das pessoas que educa, deve se perguntar como anunciar a Jesus Cristo para uma geração que muda. A tarefa educativa hoje é uma missão chave, chave, chave", asseverou o pontífice argentino.

A "Civiltà Cattolica", revista dos jesuítas, ordem donde provém Francisco, narra também que no encontro o PapaBergoglio narrou suas experiências em Buenos Aires.

O tema da familia e sua pastoral é o tema central da Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que aocntecerá no mês de outubro. Em preparação do evento, a Santa Sé enviou um questionário às Conferências Episcopais de todo o mundo.

"Qual é a atitude das Igrejas locais para com o Estado como promotor de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo? Que atenção pastoral se pode dar às pessoas que escolheram viver este tipo de uniões?", pergunta o documento.

No caso de adoções por casais do mesmo sexo, "o que se pode fazer pastoralmente para transmitir a fé?", prossegue o questionário, que também dedica uma seção à educação das crianças nas chamadas "famílias irregulares" e a forma como seus pais se aproximam da Igreja.

Nota da IHU On-Line:

Para ler a initegra, em espanhol, da reportagem sobre a Conversa do Papa Francisco com os Superiores Religiososclique aqui.

 

Veja também:

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/526954-realidades-novas-como-os-filhos-de-casais-homossexuias-exigem-sao-um-desafio-educativo-novo-diz-o-papa


mais sobre nós
Janeiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
28
29
30
31


pesquisar
 
Website counter
blogs SAPO